Imagina perder R$ 318.000,00 em segundos...
- Redação André Araújo Advogados
- 23 de abr. de 2022
- 1 min de leitura

Um pequeno erro pode custar caro! A Rede Globo enviou um Pix para a pessoa errada por um erro de atualização no banco de dados, equivoco que pode acontecer com qualquer um. Se isso acontecesse você, o que faria?
Já que uma transferência incorreta não pode ser revertida pelo pagante, assim, se você conhece quem recebeu o valor, uma primeira possível solução é entrar em contato com essa pessoa e solicitar que ela devolva o valor para resolver o problema.
Agora, se você desconhece a pessoa que recebeu o Pix errado, é possível identificá-la com a própria chave, se for CPF, e-mail ou celular. Se for uma chave aleatória, a identificação é inviável, já que essa opção foi criada justamente para conferir mais privacidade ao usuário.
Nesse caso, uma outra opção é entrar em contato com a instituição na qual a chave do beneficiário está cadastrada, informando seu problema e solicitar que o banco faça o contato com o destinatário do Pix.
No entanto, se mesmo assim não for possível reaver o valor transferido de forma equivocada, existe a possibilidade de ingressar com uma demanda no judiciário e requerer a condenação do destinatário a pagar os valores.
Para evitar todo esse transtorno é importante adotar algumas medidas para ter maior segurança como, confirmar a chave com o beneficiário, conferir se os dados foram inseridos da forma correta e ainda conferir a tela com informação das partes antes de realizar a transferência.
.
.
.
Fonte: Infomoney e Serasa
コメント