top of page

Pagamentos via WhatsApp: 11 Medidas para Utilização Segura


ree

O WhatsApp é o aplicativo de mensagens instantâneas mais utilizado do mundo, e recentemente recebeu uma atualização que chamou a atenção dos seus usuários, a possibilidade de pagar e receber dinheiro através do próprio aplicativo.


A função, que se assemelha ao serviço PIX, foi aprovada pelo Banco Central em 04 de maio de 2021, e está sendo liberada aos usuários de forma gradativa.


O “WhatsApp Pay”, nome dado ao serviço de pagamento do aplicativo de Mark Zuckerberg, serve como uma conexão entre instituições financeiras, não se confundindo com uma conta bancária, por essa razão, a rastreabilidade dos valores e identificação das pessoas efetivamente envolvidas na transação é de extrema complexidade.


Vale destacar que em razão dos comuns golpes aplicados através do WhatsApp, seja pela “clonagem” do aplicativo por terceiros ou por falsários se passando por outras pessoas, algumas medidas podem ser adotadas para garantir que as transações sejam realizadas com maior segurança.


Por isso, hoje vamos listar 11 Medidas para garantir que suas transações pelo WhatsApp Pay sejam realizadas com maior tranquilidade:


1. Nunca forneça códigos de verificação recebidos via e-mail ou SMS para terceiros;

2. Habilite a autenticação em dois fatores na aba “Privacidade” do Aplicativo;

3. Verifique o DDD do número do contato e analise a compatibilidade do número com a região geográfica do contato;

4. Desconfie de amigos solicitando transações urgentes, se possível, ligue e fale diretamente com a pessoa para confirmar a situação;

5. Mantenha a calma, estelionatários utilizam do desespero e falta de raciocínio logico das vítimas para que seus golpes sejam efetivos;

6. Não clique em links desconhecidos recebidos pelo aplicativo ou SMS;

7. Habilite a senha por biometria, em todas as funções possíveis, sempre que for disponível;

8. Não salve senhas bancárias, de cartões de crédito/débito ou de outros aplicativos em arquivos do seu dispositivo;

9. Confira se os dados do beneficiário da transação são compatíveis com a pessoa a quem deva receber o dinheiro;

10. Salve todos os comprovantes das transações e conversas;

11. Em caso de suspeita de fraude, e entre em contato diretamente com a Polícia, através do 190, e registre um Boletim de Ocorrência.


Essas são as nossas dicas para utilização segura do WhatsApp Pay, a nova ferramenta de pagamento do aplicativo WhatsApp.


 
 
 

Comments


Imagem faltando
  • Facebook
  • Youtube
  • Linkedin
  • Instagram

© Todos os direitos reservados - 2020 André Araújo Advogados. 

bottom of page